•Origem do topónimo desconhecida…
Uma vez que se não conhece a origem do topónimo, todas as hipóteses são aceitáveis. Há quem sustente que a palavra provém do verbo latino caxinare (rir ás gargalhadas) e que se deveria portanto escrever com “ch”.
As mulheres das Caxinas lavavam a roupa num regato, do qual existem ainda as marcas e a que os caxineiros chamam o rio. Como boas lavandeiras, elas ririam a bandeiras despregadas ao falarem da vida alheia durante o trabalho.
No entanto outros autores consideram que "Caxinas" é um nome dado a uma enseada ou angra do mar, de onde se elevam rochedos, contra os quais quebram-se as ondas, por vezes com violência, cachinada e borbotões. Em Latim "quassina" quer dizer "rochedo, quebra-mar".
9 comentários:
olá...
Espero que agora as pessoas saibam o que significa a palavra Caxinas, até mesmo aquelas que vivem lá saberem o significado da palavra e muito mais....
Este blog vai mostrar muitas informações relativamente ás Caxinas e aos Caxineiros...
Boa pesquisa!!
o nome de caxinas vem da gaivota de patas amarelas de nome cachinnans,gaivota essa que migrou para os nossos lados onde nidificava nu lugar que e hoje conhecido por caxinas quem as avistavam nesselugar comecaram a identificalo por lugar das cahinnans ou lugar das caxinas ate a data de hoje eis a explicacao parao nome de caxinas
como ate a data de hoje nao tive um comentario contra,a minha teoria para a origem do nome de caxinas,venho por este meio reforcar a minha tese.como ja antes disse caxinas e o nome dado a gaivota de patas amarelas que coabita pelo litural de portugal. antes esta especie de gaivota nidificava mais na zona das berlengas, com o tempo foisse deslocando para outras zonas quer do litral como para o rios do interior. a procura de comida,como hoje verificamos ao nos deslocarmos para para zonas como paredes, gondomar,maia etc e tal como para o nosso conselho as vemos nesses lugares que antes nao iam para la.portanto andando para traz no tempo temos a resposta para o lugar que antes nao tinha nome e passou a chamar-se lugar das caxinas ou lugar das gaivotas de patas amarelas nome esse que perdura ate hoje sem mais eis a minha teoria para o nome das caxinas [robim]
Em italiano, há uma palavra semelhante: cascina. Pronuncia-se como "caxina". Significa casa de lavoura ou herdade. Há lugares em Itália que têm esse nome. Visto que o português e o italiano têm um origem comum, será que a palavra "caxinas" não terá a mesma origem da palavra italiana?
Em italiano, há uma palavra semelhante: cascina. Pronuncia-se como "caxina". Significa casa de lavoura ou herdade. Há lugares em Itália que têm esse nome. Visto que o português e o italiano têm uma origem comum, será que a palavra "caxinas" não terá a mesma origem da palavra italiana?
Julgo que é mais provável que o nome seja por causa da formação rochosa.
Passo a explicar:
Nas Honduras, existe um lugar com o mesmo nome que é PUNTA CAXINAS, foi quando Cristóvão Colombro desembarcou na America Central e foi aí a ordenada a primeira missa no novo mundo. O nome ao local foi dado por cauda da formação rochosa que permitiu o abrigo para o desembarque.
Voltando a teoria Cachinar (Rir as gargalhadas em latin), como será possivel se ninguem vivia cá até +/- o meio do sec XIX. Existe um postal onde é ilustrada uma imagem pintada da nossa senhora em 1789 (penso que seja esse o ano) e que referia um naufrágio ao largo de Caxinas.
Relembro que Caxinas cresceu por causa do deslocamento dos pescadores poveiros para esta região por ser mais abrigada por causa da formação rochosa junto à costa. Por isso mais um reforço que o nome já existia antes de cá viver alguém que se rissem as gargalhadas para dar o nome.
Em óbidos existe um lugar com o nome caxinas, em tempos o mar chegava até esse lugar formando uma enseada e óbidos situa-se no alto de um rochedo portanto talvez faça sentido a origem do nome na formação rochosa junto ao mar.
joão paulo
Ai está punta caxinas, ponta onde as caxinas ou seja gaivota de patas amarelas existiam por toda a costa americana
em Óbidos também há um lugar chamado caxinas!
Enviar um comentário